segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Como Funcionam os Tags RFID

19.08.2010
Como funcionam os Tags RFID

Um dos componentes mais importantes para poder implementar a revolucionária tecnologia RFID dentro da cadeia de produção de uma empresa, é sem dúvida a etiqueta do tipo RFID, que serão responsáveis em acompanhar os produtos, para transportar relevantes informações em si mesmo.

Devido as inumeras vantagens que este tipo de identificação automática nas mercadorias de forma individual, os especialistas asseguram que nos próximos anos, 95% dos produtos mundiais viajarão acompanhados de etiquetas do tipo RFID.

Esta projeção surgiu devido a avaliação do comportamento e funcionalidades a tecnologia RFID oferece ao setor produtivo. As grandes vantagens das etiquetas residem em seu formato delgado e flexivel, praticamente indestrutível, e no extenso espaço de armazenamento que fornecem, graças a utilização de chips com diferentes capacidades de memória.

Em princípio, cabe ressaltar que existem 2 tipos de etiquetas RFID, que se diferenciam básicamente pela forma de fincionamento com respeito a necessidade de utilização de fonte de energia.

Etiquetas RFID passivas

São aquelas que sómente ativam quando recebem o sinal de um leitor RFID nas proximidades, do qual captaram a energia necessária que utilizam para sua ativação.

Etiquetas do tipo ativo.

Também conhecidas como etiquetas semipassivas ou semiativas, as quais requerem uma alimentação independente para funcionar, que em geral é tomada de uma bateria interna que inclue a etiqueta.

Devido aos custos de fabricação e comercialização, as etiquetas passivas são as mais utilizadas pelo mercado atual, já que não necessitam de bateria interna, seu valor é muito mais baixo que os outros tipos de tags ativos.

Por outro lado, as etiquetas ativas são mais resistentes a agua e metal, pois oferecem uma maior confiabilidade e exatidão dos dados por ela transportados.

Sem dúvida, as etiquetas ativas oferecem um maior range de leitura, que permite serem captadas por leitores RFID até distâncias de dezenas de metros.

Por seu lado, os tags passivos permitem alcançar uma distância entre 10 cm a alguns poucos metros, de acordo com a frequência da antena HF ou UHF e o próprio design da etiqueta.

Atualmente, a maioria das etiquetas passivas utilizadas pelas empresas para a identificação de seus produtos provem de de fábricas tais como, Hitachi, Alien Technology, Smart Code e Symbol Technologies.

Cabe destacar que em seu conjunto, as etiquetas passivas estão compostas por diferentes camadas que permitem realizar suas funções corretamente.

A primeira camada é o papel frontal que se imprime todos os dados relativos ao produto que acompanha. Este papel também serve como protetor do chip que se encontra em sua parte posterior.

A camada seguinte é destinada ao chip RFID, que consta de um circuito miniaturizado onde se encontra a informação do produto em memória do tipo não volátil. Lembremos que neste tipo de etiquetas, o chip é capaz de alimentar-se com energia tomada de qualquer onda eletromagnética.

O chip está anexado a etiqueta mediante alguns apoios denominados "bumps", que são construidos em ouro, com finalidade de oferecer rande resistência, condutividade e pressão sobre o elemento.

O componente seguinte é a antena impressa de RFID, fabricada em material condutivo especial, cujo trabalho será captar as ondas eletromagnéticas que alimentam o chip, e transmitir a informação que está armazenada.

Além de tratar-se de etiquetas ativas ou passivas, os tags normalmente também se diferenciam de acordo com a relação que tenham com os itens que representam. Desta maneira existem etiquetas de treis tipos: associáveis, implantáveis e inseríveis.

Entretanto, um dos aspectos fundamentais no momento de utilizar etiquetas RFID nos produtos reside na escolha da localização do tag.

Tenha-se em conta que a localização da etiqueta pode afetar o funcionamento eficaz da mesma, sobretudo quando se trata de tags passivos, que necessitam receber energia dos dispositivos leitores para serem ativados.

Antonio Luque
Sbitec Automação Ltda
E-Mail: sbitec@sbitec.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário